Lazer: Significados e Ressonâncias da Educação Não-formal do Idoso

Por: Jossett Campagna de Gáspari.

2009 05/02/2009

Send to Kindle


Resumo

Considerando a educação humana como processo complexo, multifacetado, abrangente e continuado que perdura ao longo de toda existência e, ainda, o lazer como uma das vertentes da educação não-formal, o objetivo deste estudo qualitativo residiu em investigar os significados e as ressonâncias da educação não-formal da pessoa idosa, favorecida no contexto das vivências dos conteúdos culturais do lazer. Estruturado a partir de três indicadores (envelhecimento, educação, lazer), o estudo problematizou o significado e a percepção que tem o idoso sobre si mesmo, as possibilidades educativas não-formais no âmbito das vivências dos conteúdos culturais do lazer e as ressonâncias das atitudes pró-ativas no lazer com relação à predisposição para novas aprendizagens. Para isso, associou a revisão de literatura a uma pesquisa exploratória desenvolvida por meio de um questinário com vinte e quatro questões abertas, aplicado a uma amostra aleatória de cinquenta participantes da comunidade rioclarense, com sessenta anos ou mais, de ambos os sexos, de diferentes nacionalidades, profissões e níveis de escolaridade. A análise dos dados feita por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático elegeu cinco sub-indicadores - biológico, psicológico, sociocultural, filosófico, pedagógico. Dentre os resultados sobre o ENVELHECIMENTO e seus desdobramentos, esse estudo constatou a existência de uma predisposição favorável atrelada às percepções positivas dessa etapa da vida, evidenciando num redimensionando da imagem social do idoso, frequentemente, associada às inexoráveis e intransferíveis perdas que essa fase acarreta ao ser vivo.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/5VST8YFYYM4EUKUIPXKM2457XM6F29JTD4KKJPQ3HKIKTMUVXC-27967?func=full-set-set&set_number=002445&set_entry=000136&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.