Lazer, Sistema Socioeducativo e Juventude: Uma Proposta de Estudo Acerca dos Significados Atribuídos às Experiências de Jovens Acautelados em Justinópolis (mg)

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os usos, sentidos e signi­ficados que os jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação atribuem às vivências de lazer em um Centro Socioeducativo da região metropolitana de Belo Horizonte. O que chama atenção nesse espaço é a estrutura física para práticas esportivas, a saber: duas quadras poliesportivas que, a cada final de trimestre, sediam campeonatos internos de futsal; um campo gramado, no qual se pratica futebol; uma academia de musculação, sauna e uma piscina olímpica. Em suma, o Centro Socioeducativo apresenta uma infraestrutura adequada às práticas educativas e ao lazer. A escolha desse objeto justifica se pela necessidade da efetiva reiteração desses jovens no cotidiano na sociedade, por isso faz se necessário investigar como o lazer tem contribuído para a educação durante o período de reclusão (acautelamento) dos mesmos. Procuramos entender como as atividades de lazer podem contribuir para reintegrálos novamente à sociedade, para que não voltem a cometer novas infrações. Sendo assim, bus
camos conhecer as formas pelas quais os jovens em conflito com a lei se apropriam dos espaços de lazer. Verificar se a prática de lazer contribui para ressocialização deste jovem. Descrever o universo simbólico dos jovens em conflito com a lei: como eles veem a si mesmos, os espaços de lazer e a instituição onde estão submetidos às medidas socioeducativas. Após o levantamento bibliográfico, fase em que se encontra a pesquisa, será aplicado um questionário piloto semiestruturado para ajustar as possíveis inadequações.
 

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.