Editora UFMG. Brasil 2010. None páginas.

Sobre

Apresentação

Este livro, resultado de rico trabalho de pesquisa de nossos companheiros da Rede CEDES da UFMG, contribui para uma reflexão tão necessária e atual, no que diz respeito ao idoso. Transversalidade, intersetorialidade, multidisciplinariedade deixam de ser conceitos e teorias abstratas e passam a ocupar lugar concreto na organização da vida cotidiana dos cidadãos. E isto é altamente positivo para a toda a sociedade.

Além disso, esse estudo destaca o reconhecimento de que a população brasileira da faixa etária acima de 60 anos tem crescido muito nas últimas décadas e, por apresentar características próprias, requer um tratamento que responda as suas demandas socioculturais de forma diferenciada. Sendo assim, isso exige dos pesquisadores, estudiosos e gestores um olhar mais atento para as necessidades desses sujeitos e intervenção adequada a cada uma delas. Garantir um atendimento qualificado pressupõe, ainda, boa base de conhecimento da realidade social local.

Viver o lazer por meio do turismo aumenta consideravelmente o processo de integração entre os idosos e deles com as demais faixas etárias e lugares. E este é um nobre objetivo a ser perseguido. Viajar, para quem gosta, é uma valiosa experiência cultural, de reconhecimento e valorização de identidades e de sociabilidade em qualquer época da vida.

Acreditamos que ao apresentar dados específicos relativos à vivência do Lazer no Turismo do idoso, estes poderão também ser um incentivo a mais aos prestadores de serviços a essa parcela da população, agentes e operadoras, de maneira que eles preparem-se melhor para o atendimento a esse público.

Por isso, convido você a ler e viver as possibilidades que essa pesquisa abre a todos nós. Boa leitura a todos!
Rejane Penna Rodrigues

Arquivo