Resumo

O vigente estudo analisou as atividades lúdicas oferecidas aos alunos de Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Foram abordadas algumas das diferentes visões e conceituações de lazer, e suas diferenças entre as temáticas de ócio e tempo livre. Na pesquisa bibliográfica percebe-se também a concepção do lazer como um direito, mas também como uma atividade que só existe por causa da imposição do trabalho. Diante disso, percebe-se que a utilização do Campus Universitário pode ser também um local para desenvolver atividades relacionadas ao lazer do estudante. O lazer na universidade é o tema que permeia esta pesquisa, verificando-se então qual a importância do lazer de modo geral na sociedade contemporânea, conferindo seu caráter essencial no bem-estar dos indivíduos, no caso os estudantes. Foram investigadas as possibilidades de lazer, através de uma pesquisa quantitativa, aplicando questionários fechados aos alunos do curso de Lazer e Turismo do Terceiro Semestre (Segundo ano) dos períodos vespertino e noturno dentro da Es cola de Artes Ciências e Humanidades. Constata-se que a falta de tempo foi o fator mais citado na conclusão dos dados, seguido da deficiência da divulgação e o desinteresse por parte dos alunos. O lazer dentro da universidade possibilita aos estudantes saírem de sua rotina, muitos trabalham e estudam e não conseguem ter vivências de lazer devido à falta de tempo, ou até mesmo por desinteresse destes. Existem diversas possibilidades e atividades de lazer dentro da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), como aulas de dança, futebol, rúgbi, caratê, capoeira, handebol, festas no Centro Acadêmico (CA), eventos de Atléticas de todos os cursos, saraus, “feirinhas”, tênis de mesa, feira do livro, palestras, cursos extracurriculares, dentre outras, entretan
to, algumas das atividades mencionadas não são realizadas diariamente. Um dos principais e mais recorrentes problemas quanto à falta de participação dos alunos nas diferentes opções de lazer é de fato a falta de divulgação. Isso foi amplamente criticado pelos alunos, o que sugere que haja melhor administração e publicidade das atividades ministradas e apresentadas no campus. Ao término do estudo, percebe-se que houve uma defasagem de informação referente a dados proveniente de instituições como as Atléticas. A necessidade de se saber mais sobre as práticas de lazer oferecidas no campus seria de vital importância para melhor elaboração do trabalho e resultados mais consistentes.
 

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