Lazer, Velhice e Instituição Asilar: Reflexões Baseadas na Revisão de Literatura e nos Trabalhos Apresentados no Encontro Nacional de Recreação e Lazer (2001-2005)

Por: e Marcos Filipe Guimarães Pinheiro.

A Terceira Idade - n.40 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o tema lazer, velhice e instituição asilar. No primeiro momento foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e, em seguida, uma análise das coletâneas do Encontro Nacional de Recreação e Lazer – Enarel – nos últimos cinco anos (2001-2005). Procurou-se identificar, no conjunto dos trabalhos apresentados neste evento, a existência de estudos que abordassem o tema lazer e instituições asilares, tendo em vista verificar a sua ocorrência e possível evolução ao longo dos anos, os aspectos enfocados, bem como os grupos e/ou as universidades às quais estão vinculados. Verificou-se que, no período considerado, foram poucos os trabalhos apresentados no Enarel, nos últimos cinco anos, sobre o tema: um total de apenas cinco pôsteres, que, por serem resumos, não contêm ou não expressam consistência teórica. Os trabalhos sobre “terceira idade” e idosos(as), asilados ou não, em sua maioria, trazem relatos de experiência sobre intervenções – estas, quase sempre ligadas a algum projeto de extensão universitária.

Tags: , , , ,

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.