Legado da Copa do Mundo de Futebol: Reflexos Positivos Numa Comunidade de Porto Alegre Beneficiada Por Um Projeto Social Estrangeiro

Por: Cassiano Noimann Leal.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

No ano de 2014 quando foi realizada a Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil, Porto Alegre foi uma das cidades-sedes dos jogos, que ocorreram no Estádio Gigante da Beira-Rio. A Real Associação de Futebol dos Países Baixos (KNVB – Holanda) e a empresa holandesa Philips desenvolveram o projeto social “WorldCoaches” na cidade. Esta iniciativa deixou algum legado positivo? É este questionamento que buscaremos responder através deste trabalho. O projeto além da formação de treinadores esportivos, também investiu na qualificação de espaços comunitários de esporte e lazer com a instalação de 6 Refletores LED num campo de futebol no bairro Hípica. Neste local não era possível a prática esportiva à noite, e desde então tornou-se uma opção de lazer para a comunidade beneficiada. Entrevistamos 10 moradores do bairro usando as mesmas questões para todos: 1) se havia percebido a maior utilização do campo de futebol à noite; 2) se havia notado uma maior sensação de segurança na região após a instalação dos refletores e 3) se considerava benéfica esta iniciativa da KNVB/Philips. Todos os entrevistados tinham apenas duas opções de respostas: sim ou não. E 100% responderam sim nas questões, o que nos leva à conclusão de que o Legado da Copa do Mundo de Futebol nesta comunidade beneficiada por um projeto social estrangeiro foi muito positivo.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.