Legados do Ensino do Esporte na Escola: Um Estudo Sobre o Que Professores de Educação Física Pensam em Deixar Para Seus Alunos Ao Final do Ensino Médio

Por: Ana Paula Pagliosa Bastos.

140 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação tem com tema central o legado do ensino do esporte na escola. O objetivo é compreender como os professores de Educação Física analisam sua própria trajetória com o esporte, e que relações podem ser estabelecidas entre as experiências adquiridas no decorrer dessa trajetória e a noção de esporte que desejam transmitir a seus alunos na escola. O trabalho está sustentado nos pressupostos da metodologia qualitativa, e para dar conta da questão central, utilizo como método a narrativa e como instrumento de pesquisa a entrevista episódica. Estas entrevistas foram realizadas com doze professores formados entre os anos de 1999 e 2009 e que trabalham com o ensino médio em escolas estaduais de Porto Alegre. Já o referencial teórico foi organizado em três capítulos - O Esporte na/da Escola: Por uma “virada” de perspectiva na Educação Física brasileira; Saberes Acadêmico-profissionais dos professores de Educação Física sobre o esporte; Saberes Experienciais: um marcador dos saberes docentes – cujas discussões empreendidas serviram para compreender o modo como o esporte se incorporou à trajetória de vida dos professores formando suas concepções sobre este conteúdo da Educação Física na escola e quais efeitos vem sendo produzidos por essa herança no seu fazer docente. Para a construção dos pontos analíticos, organizei inicialmente quatro grandes eixos, sendo o último deles transversal aos demais: experiências com o esporte anteriores à graduação; experiências com o esporte durante a formação acadêmica; experiências com o esporte durante a prática docente na escola; noções de esporte que os professores desejam deixar para os seus alunos ao concluírem o ensino médio. A partir desses eixos, foram estruturados os seguintes pontos de análise: esporte na escola: entre o rendimento e o “banho de sol na prisão”; b) “terceirização” como consequência do vácuo conceitual das aulas de Educação Física na escola; c) o conceito de teoria em esporte e a hipertrofia de um saber fazer na graduação; d) Uni-duni-tê: organização do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física; e) Noções de esporte na escola que se leva para a vida. A forma como organizei a pesquisa e a partir das análises que empreendi me permitiram constatar que as noções de saúde, valores, conhecimento crítico e “saber se virar” representam o legado sobre esporte que os professores desejam deixar para seus alunos. Entretanto, verifiquei que este legado não é algo palpável, ou que está inscrito e visível nos relatos de vida dos professores. Esse legado “paira” no imaginário dos professores.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.