Legitimação Pelo Procedimento e Controle das Emoções: Novos Paradigmas do Esporte e Lazer no Sistema Nacional de Esporte e Lazer

Por: Carlos Luiz Cardoso.

Kinesis - v.33 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa procura fundamentações para o sistemanacional de esporte e lazer e suas políticas públicas no contexto contemporâneo,ressignificando-o mediante a presença dos conceitos legitimação peloprocedimento de Luhmann, paradigma de Kuhn e controle das emoções deElias. Amplia-se a compreensão dos eventos esportivos, tanto em níveis decomplexidade quanto em territorialidade, mediante a observação de três eventosesportivos: Jogos brasileiros universitários (nacional), jogos sulamericanos(regional) e jogos intercurso (local). Os resultados apontam para a constataçãode instâncias deliberativas e disciplinares dos eventos usadas como sistema decontrole das emoções. Tais encaminhamentos no interior do esporte garantemtanto a legitimação do evento quanto a sustentação da vida dos sistemasesportivo e social, via procedimento e auto-aprendizagem sistêmica. Diante daconstatação do processo civilizatório, indicamos novas temáticas na “formação”de professores.
 

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/20724

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.