Resumo

Leitura e produção textual são atividades interativas e complexas de produção de sentidos, que representam desafios sérios para os alunos de camadas populares que entram nas universidades brasileiras. O conhecimento sobre o tema a ser abordado, a criatividade e a habilidade na utilização dos recursos da língua contribuem para uma redação eficiente. O foco de nosso trabalho nos últimos 09 anos é o ensino de leitura e produção textual para alunos da educação física, na graduação, numa IES – Instituição de Ensino Superior, privada, da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, usamos em nossas aulas as temáticas da ecoética e da ecologia humana e social. Constatamos que ementas orientadas para apontar ocorrências linguísticas nos textos lidos não conseguiam atingir o objetivo de tornar os alunos produtores de textos eficazes, e que a diferença entre os universos conceptuais dos textos de professores e dos alunos constitua obstáculo para desenvolver a escrita. Estas constatações provocaram um olhar crítico e uma orientação inovativa sobre as práticas de leitura e produção textual que até então desenvolvíamos. Os estudantes que fazem parte desta pesquisa são alunos da já referida IES. A proposta é de leitura e interação com textos sobre o tema ecoética, para que os alunos ampliem o conhecimento sobre o assunto, escrevam sobre a temática e marquem sua identidade nos textos produzidos, valorizando o poder das ideias que têm. O pressuposto é que podem mudar o mundo com o uso das palavras. O suporte teórico é de BOFF (2015), LEFF (2015), FRANCISCO I (2015) e LATOUR (2012). O projeto está em andamento e os resultados preliminares indicam que os alunos estão motivados e produzem textos mais convincentes, além de mais coerentes e coesos. Fazendo usos das tecnologias da informação, está em curso a produção de ferramentas educativas sobre ecologia humana e ecoética, tendo como inspiração a Carta da Terra.

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