Resumo

Neste estudo, são analisados discursos obtidos em aulas de Física para alunos jovens e adultos do Ensino Médio em um Projeto Educativo e em uma Escola Estadual da região de Campinas. Tivemos como meta compreender os gestos de interpretação de alunos da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio (EJA/EM) em condições de produção de leitura que envolvem textos didáticos do TC 2000 (um sobre leis de Newton, e outro sobre movimentos verticais), um texto de divulgação científica e um texto que é um estudo científico (ambos sobre energia). Ao propormos as leituras desses materiais, também tivemos como pretensão observar os limites e possibilidades da sua utilização com os alunos da EJA/EM. Sendo o nosso propósito analisarmos leituras dentro de determinadas condições de produção, buscamos referenciais teóricos da Análise do Discurso (AD) da linha francesa, com apoio principalmente em textos publicados no Brasil por Eni Orlandi. Com base na AD, consideramos que as condições de produção desta pesquisa, em sentido estrito, incluíram: as salas de aulas, os alunos, a professora atuando como pesquisadora, a pesquisadora atuando como professora, e os textos selecionados para leitura; no sentido amplo, elas abrangeram: as histórias de leitura, de escolarização e de vida dos estudantes da EJA/EM e da professora, e o contexto sócio-histórico em que estão inseridos. Por meio de perguntas abertas modificamos a prática de leitura dos estudantes, e proporcionamos a eles oportunidade de reconhecer a relevância das informações do texto, refletir sobre essas informações e formular suas próprias opiniões sobre o que leram. Observando as condições de produção imediatas e as pertencentes à memória discursiva, pautando-nos no referencial da AD, voltamos nosso olhar para três possibilidades de repetição: a empírica, a formal e a histórica. Nas análises das respostas escritas e falas dos estudantes durante as aulas, identificamos possibilidades de essas pertencerem ou não a determinados tipos de repetições Com base nas nossas análises, consideramos que os sentidos produzidos pelos alunos da EJA, nas condições de estudo aqui apresentadas, vão além das informações que os textos podem vincular, principalmente quando aos estudantes foram dadas oportunidades de refletir sobre o texto, produzir e expor a relação que estabeleceram com outros saberes anteriores internalizados, com outros textos e com as suas vivências. 

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