Ler e Escrever o Jogo: Método de Ensino Baseado em Jogos X Método Analítico na Formação de Jogadores de Tênis

Por: .

Tênis: Novos Caminhos Para Uma Abordagem Profissional.

Send to Kindle


Resumo

No método de ensino baseado em jogos aqui delineado, o jogar para aprender tem um proposito claro: jogar para aprender como jogar (Knijnik, 2009). A partir de pequenos jogos adaptados, a criança aprende as bases do jogo, compreende os princípios deste sem se distanciar da realidade jogada nas quadras e campos de tênis e simultaneamente se diverte e vai gostando mais da modalidade a cada dia que passa. Não se preconiza a ausência do ensino das habilidades de cada jogo; o que se propõe é que as habilidades estejam integradas ao jogo, para que a criança em formação, ao mesmo tempo em que se engaja no jogo de tênis, e brinca, amplie não apenas o seu ‘repertorio motor’, mas sim o seu repertorio de jogo. Ou seja, o método de ensino baseado em jogos preconiza que existe muito mais ‘em jogo’ dentro de um jogo do que as habilidades motoras: a compreensão do jogo, os relacionamentos com adversários e colegas, o que fazer a cada fase do jogo de tênis, tudo deve ser pensado e praticado durante as sessões de treinamento. Sempre em um clima sem pressão, de aprendizado lúdico e global.  

Endereço: http://www.editoraevora.com.br/tenis-novos-caminhos-para-uma-abordagem-profissional-rafael-paciaroni-e-rodrigo-p-urso-orgs

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.