Lesões em Atletas de Futevôlei

Por: Aline Teixeira Alves, Daniela Moraes de Oliveira, João Paulo Chieregato Matheus, Juliana Guimarães Sousa Valença e Osmair Gomes de Macedo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.37 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução e Objetivos: O futevôlei é um esporte criado no Brasil, que surgiu a partir da adaptação do futebol em uma quadra de vôlei de praia. Na prática, os segmentos corporais que mais entram em contato com a bola são os pés, o joelho, a cabeça e o tronco. Desta forma, acredita-se que estes sejam os segmentos mais propensos às lesões, embora haja uma grande escassez de informações. Assim, os objetivos deste estudo foram: analisar a ocorrência das lesões, identificar as regiões anatômicas acometidas e descrever o perfil dos praticantes deste esporte. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado nos clubes de Brasília com 69 praticantes de futevôlei. Foi utilizado um questionário com 15 questões e após a tabulação dos dados foi realizada a estatística descritiva. Resultados: Do total de praticantes, 27 relataram lesões durante a prática do futevôlei (20 homens e 7 mulheres). Em relação à prevalência por região anatômica, 19 (55,88%) lesionaram os membros inferiores, 11 (32,35%) a coluna vertebral, 3 (8,32%) a pelve e 1 (2,94%) os membros superiores. Quanto à localização anatômica, 9 (26,47%) lesionaram o joelho, 8 (23,52%) a coluna lombar, 4 (11,76%) a coxa, 4 (11,76%) o pé, 3 (8,32%) a pelve, 3 (8,32%) a coluna cervical, 2 (5,88%) a perna e 1 (2,94%) o ombro. Conclusão: A ocorrência de lesões no futevôlei foi de 39,13%, com predomínio de lesões no sexo masculino e naqueles com maior tempo de prática. Houve predominância de lesões nos membros inferiores (maior no joelho) e tronco (maior na coluna lombar). A maioria dos praticantes foi do sexo masculino, entre a terceira e quarta décadas de vida, apresentam IMC normal, praticam o esporte três vezes por semana, com carga horária diária de duas a três horas.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1600

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.