Integra

Introdução: Todo trabalho desenvolvido numa equipe de futebol visa, além de adquirir uma boa performance, prevenir os atletas de qualquer risco de lesão. Entretanto, em uitas ocasiões, a ocorrência da lesão é inevitável, seja por mecanismo de trauma ou por overuse.

 Objetivo: Apresentar e discutir as características das lesões desportivas apresentadas por atletas de futebol competitivo de categoria profissional ao longo do Campeonato Paulista de 2009.

Metodologia: Foram coletadas informações durante o Campeonato Paulista do ano de 2009 no Guarani Futebol Clube, Campinas, envolvendo uma média de 31,2 (± 1,29) atletas do sexo masculino, com média etária de 25,6 (± 3,19) anos. Anamnese e semiologia das lesões seguiram orientação do National Athletic Injury Registration System (NAIRS-USA). Os procedimentos adotados consistiram no cálculo de incidência, preparo de distribuição de freqüências e risco de lesão por
exposição.

 Resultados: Registradas 27 lesões (Tabela 1), a incidência média de lesões foi de 8,12 por 1000 horas de treinos e jogos. Dentre as lesões observadas, no que serefere à localização anatômica, houve predomínio das lesões em quadril/coxa (33,3%) e tornozelo/pé (33,3%). Em relação ao mecanismo das lesões, houve uma predominância do trauma (62,9%) em relação aos overuse (37,1%). As lesões de grau leve (44,5%) predominaram sobre as moderadas (40,7%) e graves (14,8%). A ocasião das lesões também foi observada, apresentando-se mais em jogos (62,9%) do que em treinos (37,1%). No que se refere à incidência de lesões por posição, os atletas que jogam na posição de zagueiro e atacante tiveram o maior índice, correspondendo a 55,5% do total das lesões apresentadas.

 Conclusões: Os resultados apresentados condizem com o padrão de normalidade apresentado na literatura. Espera-se um número maior de lesões de membros inferiores, devido à especificidade da modalidade. É fundamental conhecer por completo a modalidade esportiva, facilitando assim a compreensão das lesões típicas do esporte e seu tratamento, além é claro do suporte de uma equipe multidisciplinar envolvida em prol da prevenção e recuperação de lesionados.