Levando o Jogo Pós-Fordista Ao Extremo Oriente: a Futebolização da China, do Japão e da Coreia do Sul

Por: J. Horne e W. Manzenreiter.

Análise Social - n.179 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo explora as dimensões globais, as aspirações nacionais e as pré-condições da ascensão do futebol na China, no Japão e na Coreia do Sul. A emergente popularidade do futebol na zona do mundo de maior crescimento económico indica, por um lado, o êxito da integração da «periferia futebolística» nos mercados globais e, por outro, a mudança das relações de consumo em áreas onde, no passado, o futebol era praticamente inexistente. As condições locais são profundamente marcadas pelos sistemas tradicionais de desporto e entretenimento, no sentido em que estes se associam às identidades locais e à competição entre cidades. Com a aparente intensificação das ambições nacionais por todo o Leste asiático, o futebol enquanto projecto nacional tem adquirido proeminência nas modernas China e Coreia do Sul.

Endereço: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.