Resumo

Este estudo versa sobre os indicadores de parâmetros teórico-metodológicos da concepção de licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliado. Problematiza se os parâmetros teórico-metodológicos que orientam a formação de professores em Educação Física da Universidade do Estado do Pará – UEPA dão sustentação ao trabalho pedagógico dos egressos nos espaços formativos e legitimam a concepção de licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliado. Analisa a relação entre os parâmetros teórico-metodológicos prescritos no Projeto Político-Pedagógico – PPP deste Curso de Educação Física-CEDF/UEPA e o trabalho pedagógico dos egressos nos espaços formativos. A pesquisa adotou o Materialismo Histórico Dialético, entendendo-o como teoria do conhecimento que articula, numa mesma unidade, uma postura, um método de análise e uma práxis. O relatório se configura como uma pesquisa de natureza documental, a partir da análise dos parâmetros teóricometodológicos prescritos no PPP/CEDF/UEPA e de pesquisa de campo, que utilizou a entrevista semiestruturada com seis egressos do CEDF/UEPA, que atuam em espaços formativos inseridos nos campos de trabalho situados no sistema educacional, do fitness, da saúde, do lazer, do treinamento desportivo e do projeto social. Constata que os parâmetros teórico-metodológicos que orientam a formação de professores de Educação Física da UEPA, prescritos em seu PPP, sustentam o trabalho pedagógico dos egressos nos espaços formativos, legitimando a concepção de licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliado. No entanto, a materialização dos parâmetros teórico-metodológicos orientadores da formação de professores de Educação Física da CEDF/UEPA está comprometida, quando o referido curso apresenta contradições e antagonismos que são expressões das mediações da crise estrutural do capital neste curso de formação de professores, dentre os quais apontamos a ausência de unidade teórico-metodológica no trato com o conhecimento, a precarização da universidade pública, as divergências político-ideológicas referente à concepção adotada no PPP/CEDF/UEPA, que são obstáculos que impedem a realização efetiva da concepção de licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliado. Conclui afirmando a necessidade da comunidade acadêmica do CDFE/UEPA se organizar coletivamente para compreender e enfrentar as contradições do real concreto, na perspectiva de assumir um projeto histórico para além do capital. 

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