Liderança dos Treinadores na Organização do Treino

Por: A. M. Fonseca, Ana Luiza Barbosa Vieira, C. Dias e N. Corte-Real.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os conhecimentos e ações de liderança dos treinadores brasileiros de alto rendimento, especialistas em voleibol, na organização específica do planejamento do treino, verificando as distinções apresentadas entre os treinadores do feminino e do masculino.

Métodos e resultados:
A amostra foi composta por 24 treinadores, entrevistados através de um protocolo, com respostas abertas, e a análise qualitativa, realizada à luz do “Modelo das Ações do Treinador”, baseada nos estudos protagonizados pelo pesquisador Jean Côté. A partir dos resultados, foram definidas as unidades de significado voltadas para a componente “Organização”, quando foram identificadas as características comuns à cada unidade, relacionadas e reunidas em propriedades. Em seguida, comparou-se e organizou-se as referidas propriedades, em um nível de análise de maior amplitude, quando foram inseridas nas categorias: “planejamento do treino”; “monitorização das condições físicas dos atletas”; “relação com os atletas”; “relação com outros significativos”; “relação com assistentes”.

Conclusão:
Esses profissionais constituíram uma ampla e importante matriz, considerando que apresentaram seus conhecimentos, crenças e ações voltados para a organização do treino. A partir da análise da categoria “planejamento do treino”, os dados indicados pelos treinadores de equipes masculinas diferiram dos dados apontados pelos treinadores das equipes femininas, em relação às propriedades: “construção da equipe”; “definição de objetivos”; “dinâmicas de grupo”; “regras sociais”; “fadiga e lesões dos atletas”; “objetivos do clube”; “plano de treino diário”; e “plano para as competições”; ao passo que houve similaridade no tocante ao “planejamento da temporada” e às “regras de treino”.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.