Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia no Esporte (LORTE)

Por: Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri, Denis Frota Guimarães, Leandro Gomes Barbieri e Rogério Rodrigues de Mendonça.

Revista Ciência em Extensão - RCE - v.11 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Uma Liga Acadêmica é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, não religiosa, de duração ilimitada, organizada por discentes universitários. Com essa proposta foi criada por um grupo de acadêmicos do curso de Fisioterpia das Faculdades INTA, a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia no Esporte – LORTE, cujo funcionamento e atividades são regidos pelas normas ditadas pelo seu estatuto, que contem de forma mais pormenorizada as finalidades, os objetivos, o código disciplinar e as obrigações dos membros, dentre outras informações, baseia-se na tríade do ensino, da pesquisa e da extensão. O presente trabalho objetiva socializar as experiências bem-sucedidas vividas pelos alunos integrantes da LORTE, o que se fez a necessidade de relatar o processo de elaboração e implementação da Liga que se configuraram como um bom exemplo pra criação de novas ligas e novos projetos de extensão. Observou-se durante as atividades da LORTE, ouve um interesse constante dos membros sobre atividades científicas, dentre elas exposições e discussão de temas relacionados à ortopedia, traumatologia e desportiva, gerando estudos em grupo de artigos e desenvolvimento de projetos científicos. Nas atividades de Extensão, os membros da LORTE desempenham atividades diárias, com carga horária semanal de 20h, dentre elas: avaliação clinica, analgesia, alongamento e fortalecimento muscular, treino proprioceptivo, treino pliométrico e avaliação de retorno à atividade esportiva. O projeto de extensão em Fisioterapia Desportiva facilitou uma aprendizagem de forma ampla, onde os extensionistas puderam praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Endereço: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/976

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.