Limitações e Formação Docente Para Abordar a Temática Circense nas Aulas de Educação Física

Por: Aureliana de Jesus Dias Sousa, Daniela Matielo e Carvalho Eda, Fabiana Ferreira de Moraes e Leopoldo Ortega da Silva.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: as manifestações circenses nas aulas de Educação Física são uma necessidade contemporânea. Contudo, algumas limitações são apontadas por professores(as) que atuam na educação básica, evidenciando sua interface com a formação inicial e continuada. Objetivo: analisar as possíveis limitações docente para o desenvolvimento da tematização das atividades circenses nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. Métodos: foi realizada uma pesquisa qualitativa entre oito professores(as) atuantes no ensino fundamental em escolas públicas da cidade de Mauá, SP, com caráter descritivo e explicativo, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Resultados: foi verificado que as limitações físicas, materiais e técnicas são apontadas pelos(as) docentes como aspectos determinantes para não abordagem do tema em suas aulas. Demonstram limitações em relação a concepções teóricas evidenciando a necessidade de uma formação mais sólida e contextualizada ainda na formação inicial de professores(as) assim como na formação continuada. Conclusão: os professores (as) apresentam inúmeras limitações quanto ao trato pedagógico levantando a hipótese de que estas se associam à formação inicial e continuada.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21845

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.