Resumo

A área da Educação Física vive atualmente um período marcante. O seu desenvolvimento acadêmico-científico é significativo. São 13 cursos de mestrado acadêmico e 05 de doutorado acadêmico reconhecidos pela CAPES, em 13 Programas de Pós Graduação (CAPES, 2004). É um número maior do que os cursos de, por exemplo, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ou Fonoaudiologia ou Nutrição. No último censo da Educação Superior (INEP, 2004), a Educação Física foi o curso, na área da saúde, com maior número de matriculados e maior número de concluíntes.  Os programas de pós graduação stricto sensu existentes na área vêm formando cada vez mais mestres e doutores que se enquadram nas Ciências da Saúde. As próprias exigências para boa conceituação do corpo docente e discente dos cursos superiores de Educação Física implicam em um posicionamento adequado aos critérios dos cursos da área de saúde. Assim, formalmente a Educação Física distancia-se da Educação e aproxima-se da área biológica. Isso não quer dizer que não existam publicações, Congressos, pessoas preocupadas com a questão da educação. Diminuem, entretanto, as preocupações com teorias sociais e estudos mais afeitos à área das Ciências Sociais aplicadas ou das Ciências Humanas

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