Editora . None None. None páginas.

Sobre

Falamos cotidianamente. Comunicamo-nos com os outros. Somos quase sempre compreendidos. No entanto, não percebemos que esse ato ordinário é motivo de tanta reflexão filosófica e científica. Se buscarmos na história do pensamento, veremos que a linguagem é um assunto sempre debatido pelos grandes pensadores.

Este livro tem como objetivo central compreender o lugar da linguagem como uma das formas de expressão do corpo. Comumente considera-se a linguagem como o reflexo ou representante de algo ou objeto. Essa concepção perpassa uma longa tradição de pensamento que vem de Platão até os dias atuais e que contamina a visão de nossa ciência atual. Há milênios se discute sua natureza e sua função. Várias conclusões e abordagens sobre esse tema já foram criadas, revistas e criticadas.

Objetivou-se neste trabalho o resgate dessa importância da linguagem visando discutir sua concepção dominante e atual, tanto na filosofia quanto na ciência, propondo uma origem diferente da utilizada, ou seja, partimos da nossa existência e experiência. Discutir uma perspectiva diferente da concepção que comumente é adotada pelo pensamento filosófico e pelo saber científico.