Resumo

Ao voltarmos nosso olhar sobre o início do desenvolvimento humano nos deparamos com um vasto campo de vivências e experimentações das ‘crianças bem pequenas’ para descobrir o mundo e a si mesmas. Como fio condutor de todo o processo de descoberta temos o corpo que se expressa por meio de seus movimentos das mais variadas formas. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as narrativas sobre/com o corpo tecidas nas diversas relações experienciadas pelas 'crianças bem pequenas' nas aulas de Educação Física. Tratase de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica da professora-pesquisadora visando o planejamento e a realização das ações pedagógicas. Os participantes foram alunos da Educação Infantil regularmente matriculados no Grupo 2 (G2), faixa etária de dois anos de idade, de uma escola no interior de Minas Gerais. Houve a sistematização de uma Unidade Didática (UD), a qual contemplou doze aulas evidenciadas pela linguagem corporal e expressividade. Nesta UD, foram organizadas proposições lúdicas pedagógicas que favorecessem aprendizagens significativas para os alunos mediante a focalização da linguagem corporal com os temas de movimento propostos por Rudolf Laban, bem como propor uma aproximação e articulação aos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A experiência vivida durante as propostas de exploração dos espaços, tempos, situações e materiais foi registrada através de diários de campo, fotos e vídeos. Os dados produzidos em campo passaram pelo processo de Análise Textual Discursiva que, em diálogo com a fundamentação teórica, originou a construção de dois metatextos: Corpo é Linguagem: expressão infantil através do movimento; e Experiência em Campo e os Campos de Experiências. A pesquisa também oportunizou a elaboração de um site como Produto Educacional para que seja compartilhada toda experiência da construção e aplicação dessa Unidade Didática, como também da vivência de ‘crianças bem pequenas’.

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