Resumo

Um dos desafios das pesquisas científicas é de proporcionar objetividade a partir dos dados obtidos também por meio de depoimentos e entrevistas. Na pesquisa Memórias Olímpicas por Atletas Olímpicos Brasileiros, do Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo, foram realizadas aproximadamente 1400 entrevistas com atletas olímpicos brasileiros, resultando em um acervo de informações fundamental para o entendimento do esporte olímpico brasileiro. Na etapa do projeto descrito neste manuscrito, objetivou-se buscar, por meio de uma pesquisa bibliográfica não exaustiva, diferentes estudos que aplicaram métodos de extração de dados, a partir de métodos associados à mineração de dados, por meio da pesquisa na base do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: (“text mining” ou “mineração de dados”) + (atleta ou esporte) + (psicologia ou personalidade). Não houve restrição quanto ao idioma, nem ano de publicação. Foram verificados 83 resultados, que após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 67 resultados. Ainda que os resultados indiquem publicações que apresentam os descritores propostos na busca, observa-se que a maioria apenas fez uso dos termos de maneira teórica ou introdutória, ou mesmo superficialmente em relação ao objeto de estudo, mas não aplicado efetivamente algum formato de extração de textos. Nesse sentido, destaca-se a importância de conhecer o que as produções acadêmicas têm apresentado a respeito da mineração de textos sobre personalidade e aspectos emocionais, presentes em pesquisas associadas a atletas ou no contexto esportivo. Por fim, destaca-se que, o desenvolvimento de métodos que ajudem a extrair e organizar os dados, permitirá diferentes tipos de análises, contribuindo para o estudo de associações entre o conteúdo mais frequentemente presente em narrativas, investigando o cruzamento de dados com luz às teorias psicológicas de traços de personalidade. Constituído como um dos principais fenômenos sociais contemporâneos, o esporte tem se estabelecido como um campo privilegiado de estudo e intervenção, seja nos aspectos específicos de sua prática tática e técnica, mas também educativo e sociocultural.

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