Literatura Infantil, Educação Física e Personagens com Necessidades Especiais: Identificação e Análise de Obras Publicadas no Brasil

Por: .

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste trabalho são identificar as obras de literatura infantil, com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte, que apresentem personagens com necessidades especiais, e analisar quais personagens e conteúdos da cultura corporal de movimento difundem estes livros infantis. A pesquisa para identificação das obras foi realizada mediante consulta ao Banco de Livros Infantis em Educação Física e Esporte no Brasil. A análise de conteúdo foi a técnica metodológica empregada. A análise realizada mostrou que os/as autores/as, ilustradores/as, além das editoras sediadas no Brasil pouco optam por enfocar questões das necessidades especiais nas narrativas, poesias e conteúdos informativos dos livros infantis analisados. As escassas obras identificadas discutiram conteúdos relacionados às necessidades educativas especiais e incluíram personagens em cadeira de rodas que participavam e realizavam atividades esportivas e de dança. De uma maneira prospectiva, a incipiente incidência do enfoque da Inclusão nas obras infantis pode recrudescer determinados estereótipos, preconceitos e discriminações em relação à presença e à participação das pessoas com necessidades especiais nas tramas, narrativas e conteúdos dos livros com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte. Dito de outra forma, as obras de literatura infantil transmitem os valores de uma sociedade majoritariamente ouvinte, vidente e sem deficiências físicas, cognitivas ou síndromes, que não se dá conta de que personagens tidos como “diferentes” podem praticar, ainda que seja na trama de uma história infantil, um jogo, um esporte, uma dança, fazer ginástica e artes marciais ou frequentar um programa de exercício físico.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.