Livro Didático Como Tecnologia Educacional: Uma Proposta de Construção Coletiva Para a Organização Curricular do Conteúdo Voleibol

Por: Fernanda Moreto Impolcetto.

321 páginas. 2012 05/06/2012

Send to Kindle


Resumo

A organização curricular e o livro didático são temas pouco abordados nas pesquisas da área de Educação Física escolar. Considera-se que a complexidade do processo educativo e as condições de trabalho exigem que o professor disponha de recursos e instrumentos que o auxiliem na tarefa de ensinar. Nesse sentido, o livro didático pode materializar a organização dos conteúdos curriculares em propostas para auxiliar os professores na prática pedagógica. Além disso, parte-se do princípio de que é fundamental que a organização curricular e a construção desse tipo de material possa acontecer de modo colaborativo entre o meio acadêmico e os professores que atuam nas escolas, valorizando suas experiências e conhecimentos. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e analisar o processo de construção coletiva de um livro didático de voleibol, apresentando uma proposta de organização curricular desse conteúdo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do conhecimento dos professores e da produção acadêmica da área da Educação Física. Buscou-se ainda implementar e avaliar os usos do material do 6º ano na prática pedagógica de uma das professoras participantes da pesquisa. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, enfoque metodológico que permitiu a realização de encontros com seis professores de Educação Física que atuam em escolas e outras áreas com o ensino do voleibol. Ao término dos encontros, as aulas elaboradas para o 6º ano foram aplicadas por uma das professoras do grupo e observadas pela pesquisadora. Os resultados dos encontros e da aplicação das aulas indicaram que as principais dificuldades dos professores relacionaram-se às condições de trabalho e formação inicial e continuada. As condições de trabalho implicam na falta de tempo e experiência para a elaboração de materiais didáticos. Problemas na formação inicial e continuada dificultaram o processo de seleção e organização dos conteúdos, a construção do livro didático, especialmente no desenvolvimento das dimensões conceitual e atitudinal e a aplicação das aulas elaboradas para o 6º ano. De modo geral, as aulas foram implementadas com sucesso. O resultado das aplicações foi fundamental para compreender que o livro didático produto da construção coletiva proposta na presente pesquisa resultou em possibilidades concretas para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Educação Física. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.