Resumo

O conceito de saúde é usualmente relacionado à Educação Física escolar, embora muitas vezes esta relação seja estabelecida abrangendo apenas seus aspectos biológicos, provocando uma restrição nos significados deste termo. Compreendido como um fenômeno plural, integrando diversos campos de conhecimento, a saúde deve fazer parte do processo de ensino e aprendizagem na escola, como um tema transversal, permeando o currículo de todas as disciplinas. Este trabalho objetivou analisar a opinião de uma amostra de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo sobre as possibilidades de utilização de um livro didático nas aulas de Educação Física tendo como conteúdo o tema transversal da saúde relacionado a algumas manifestações da cultura corporal: danças e exercícios físicos. Constatou-se que os alunos apresentaram uma visão mais restrita do conceito de saúde, compreendendo prioritariamente seus aspectos biológicos. Devem-se ampliar as concepções de saúde na prática pedagógica, sugerindo uma reestruturação da compreensão de saúde pela escola, inserindo a transversalidade em seu Projeto Político Pedagógico, para que todas as disciplinas possam abordar este conteúdo de maneira mais efetiva, deliberada e ampliada.

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