Resumo

Foi com muita satisfação que sediamos o V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura.

Após Balneário Camboriú/ SC, Governador Valadares/ MG, Santa Teresa/ ES e Chapada Diamantina/ BA, localidades onde contou com destacados atrativos naturais como cenário, o CBAA se instalou no ABC paulista, considerada uma das regiões mais industrializadas do país, para vivenciar em São Bernardo do Campo sua peculiar divisão entre ambiente urbano e natural.

A idéia de sediar esta atividade surgiu durante uma visita ao Parque de Esportes Radicais do município. Naquela ocasião, com a participação dos Professores Dimitri e Paulo Henrique, tratávamos da demanda crescente por atividades de aventura nas grandes cidades, da necessidade da formação dos gestores daí decorrente, bem como do direito de diferentes segmentos sociais incluírem-se nestas experiências.

Desta maneira, em sua gênese, podemos afirmar que a temática proposta neste congresso teve como pressupostos a dimensão do esporte de lazer como preocupação central, o desenvolvimento de políticas públicas para os esportes não convencionais e a atividade de aventura como vetor de desenvolvimento econômico e social.

A clareza nesta orientação agregou três parceiros nesta realização: O Laboratório dos Estudos do Lazer da UNESP Rio Claro, o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Os esforços conjuntos dos diferentes membros destas três instituições puderam conceber, organizar e implementar esta atividade que gerou esta publicação.

Cientes das dificuldades que enfrentamos neste processo de trabalho, agradecemos a todos aqueles que se envolveram na organização deste congresso.

Agradecemos também a presença de todos os inscritos, ou sejam, 409 pessoas oriundas de diferentes localidades do estado de São Paulo e de outros 12 estados da nação. Este número constitui uma nova marca para o CBAA e desde já torcemos para que seja superada na próxima edição, tornando ainda mais vigorosa esta realização.

Nossa comissão científica aprovou 21 temas livres e 68 pôsteres e programou duas conferências e 3 mesas de debates, que integradas a 27 oficinas, lançamentos de livros, grupos temáticos e uma feira de expositores compos a programação deste congresso.

Visando propagar o conhecimento nesta ocasião produzido, além dos anais do V CBAA, organizamos esta publicação que reúne contribuições dos especialistas presentes nesta edição.

A nosso ver, nas atividades de aventura são encontradas possibilidades diferenciadas para o desenvolvimento da cooperação, da confiança e do respeito aos patrimônios socioculturais e ambientais. Tomando como desafio a ampliação da prática destas manifestações de nossa cultura corporal, e portanto buscando a multiplicação destas atitudes, é que desejamos a todos uma excelente leitura!