Livros de Futebol, Marketing Esportivo e Mercado Editorial: a Produção do Livro Oficial do Tetracampeonato Brasileiro do Cruzeiro Esporte Clube

Por: Giulia Piazzi.

Mosaico - v.9 - n.14 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este artigo discute a produção editorial de um livro de futebol como estratégia de marketing esportivo, tendo como objeto de análise o livro Cruzeiro Tetracampeão Brasileiro 2014, de Guilherme Guimarães e Thiago Soraggi. Para esta avaliação, considerou-se o sítio eletrônico da obra, bem como uma pequena entrevista realizada com um dos autores via e-mail, e analisou-se o caso sob os preceitos editoriais contemporâneos de Schiffrin (2006; 2011) e Thompson (2013) e a partir do conceito de marketing esportivo de Melo Neto (2007; 2013). Além da discussão a respeito do processo de publicação do livro sob os holofotes da conquista do Campeonato Brasileiro pelo clube em questão, pretendeu-se também avaliar brevemente o interesse dos leitores-torcedores pelo produto, cujo público denominou-se mais restrito (colecionadores). Como conclusão, foi possível confirmar o êxito do livro dentro de sua proposta, bem como o valor do produto para o público-alvo e a sua relevância para o registro de uma memória recente, com as peculiaridades da produção de uma edição independente e licenciada. Ademais, a análise permitiu notar que algumas estratégias antigas de marketing do mercado de livros de futebol ainda são mantidas e usadas nos dias atuais.

Referências

DAMO, Arlei Sander. O espetáculo das identidades e alteridades. As lutas pelo reconhecimento no espectro do clubismo brasileiro. In: ALFONSI, Daniela; CAMPOS, Flávio de (orgs.). Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014.

CRUZEIRO Esporte Clube. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.

CRUZEIRO lança livro oficial do tetracampeonato nesta segunda-feira. O Tempo, Belo Horizonte, 25 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.

GAMBETA, Wilson (org.). Primeiros passes. Documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918). São Paulo: Edições Ludens, 2014.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Trad. Cristina Yamagami. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MARKETING esportivo: conceitos e definição. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2016.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo. O esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

MUNIZ JR., José de Souza. O grito dos pequenos. Independência editorial e bibliodiversidade no Brasil e na Argentina. São Paulo: Balão Editorial, 2010.

PERON, Humberto. Futebol em livros tem caminho do Cruzeiro ao título e causos de Levir. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.

PIAZZI, Giulia. Esporte de massa como objeto de nicho: uma análise editorial do mercado de livros de futebol. 92 f. Monografia (Graduação em Letras – Tecnologias de Edição), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

ROSSO, Mauro. Lima Barreto versus Coelho Neto. Um Fla-Flu Literário. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

SANTOS NETO, José Moraes dos. Visão do jogo. Primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2002. Coleção Zona do Agrião.

SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros. Como as grandes corporações decidem o que você lê. Trad. Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

SCHIFFRIN, André. O dinheiro e as palavras. Trad. Celso Mauro Paciornik. São Paulo: BEI Comunicação, 2011.

TAKARA, Ademir Massayoshi. “Livros sobre futebol publicados no Brasil (1903-2013)”. In: II Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol: expressões, memórias, resistências e rivalidades, 2014, São Paulo. 11 f. Não publicado.

THOMPSON, John B. Introdução. In: ______. Mercadores de cultura. Trad. Alzira Allegro. São Paulo: Unesp, 2013.

THOMPSON, John B. Lançamentos de oportunidade. In: ______. Mercadores de cultura. Trad. Alzira Allegro. São Paulo: Unesp, 2013.

Endereço: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/mosaico/article/view/73247

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.