Local de Nascimento e Data de Nascimento de Medalhistas Olímpicos Brasileiros

Por: Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Bruno Monteiro de Moura, Carine Collet, Edison Roberto de Souza, Felipe Goedert Mendes, , Rodolfo Silva da Rosa e Walan Robert da Silva.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre o local de nascimento e idade relativa com a obtenção de medalhas olímpicas em atletas brasileiros. A amostra foi constituída por 186 atletas medalhistas olímpicos nascidos em território brasileiro. A análise dos dados realizou-se por meio da estatística descritiva (incidência e percentual) e inferencial (Qui-Quadrado a regressão logística binária). A associação entre os contingentes populacionais e campeões olímpicos apresentou resultado significativo (p<0,05), porém, não foram encontradas associações significativas com a idade relativa. Concluiu-se que a maioria dos atletas medalhistas olímpicos nasceu em locais que apresentam melhores condições de vida, com o IDHM médio que aparece apenas nas cidades com mais de 100 mil habitantes, além de a idade relativa não ser um critério importante na obtenção de medalhas dos atletas investigados.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n3p364

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.