Resumo

A tríade ensino-pesquisa-extensão, compõe a concreticidade de uma proposta Projeto desenvolvida na disciplina Recreação, possibilitando as descobertas, os desafios e as superações às práxis pedagógicas, bem como, atividades técnica-pedagógica, tendo o Lúdico, como meio e fim Educacional, tanto no âmbito escolar como no comunitário. Portanto, o Painel pretende ilustar uma vivência lúdica -recreativa,no espaço escola - Ilha do Igarapé Grande - Ananindeua - Pa, em Maio de 1999, orientado pela Prat". Patrícia de Araújo. O referencial teóricometodológico está pautado sob as bases dos estudos de Nelson Marcellino(l990, p.28), pois considera o Lazer como a Cultura vivida no tempo disponível, entendida no sentido amplo, ou seja, "o reconhecimento de que a atividade do homem está vinculada à construção de significados que dão sentido à sua existência". Por isso, consideramos essa experiência de grande relevância, pelas possibilidades de diagnosticar uma realidade cultural, aumentando o acervo do conhecimento a nível de ensino, pesquisa e extensão, fora dos espaços urbanos, assim como, o repensar de uma prática pedagógica que atenda as necessidades locais, contribuindo, também, para um novo horizonte no processo ensino-aprendizagem - a ludicidade e o meio ambiente. A população Ribeirinha vive em condições precárias, enfrentado dificuldades ao acesso à escola, é remando suas pequenos cascos que ao longo de mais ou menos Ih chegam ao destino -"Escola Ilha". 

Arquivo