Lutas

Por: Projeto Inteligência Esportiva.
Send to Kindle


Resumo

Regras e civilidade a serviço do esporte moderno

O conceito de esporte é definido como um modelo de prática regrada e institucionalizada, que tem como principal objetivo a disputa justa e segura entre os competidores. Sendo assim, qualquer tipo de prática competitiva existente antes do boom esportivo na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, pós-revolução industrial, não pode ser enquadrada nesta definição de esporte moderno e qualquer tentativa de fazê-la caracteriza-se como mais um modo de aferir tradição à modalidade.

Quando o referido esporte é Lutas (é comumente chamado de Luta Olímpica), isso se torna ainda mais acentuado, pois, disputas físicas entre homens são uma das práticas mais antigas do mundo, tendo em vista que o caráter bélico das civilizações remotas dependia sobretudo da força e habilidade físicas. Na Grécia Antiga, era muito comum a prática do pancrácio: combate no qual muitas vezes o vencedor só era declarado após a morte do seu oponente, sendo que a única regra existente era a de não poder recuar dos golpes adversários – mordidas, tentativas de furar os olhos e golpes na genitália eram comuns – atitudes inimagináveis no contexto do esporte atual.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.