Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os programas das disciplinas sobre o tema lutas, ministradas nos cursos de graduação em Educação Física das universidades federais brasileiras e sua relação com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse conteúdo. Para tanto, foi realizado um levantamento, na plataforma e-MEC, dos dados disponíveis nos sites oficiais das instituições de ensino superior públicas federais, considerando as seguintes informações: Presença de curso de graduação em Educação Física, distinção entre cursos Bacharelado e Bacharelado, oferecendo disciplinas obrigatórias e optativas de luta, artes marciais e esportes de combate. As informações coletadas foram analisadas por meio da BNCC, a fim de encontrar semelhanças e diferenças. De um total de 68 IES, apenas 37 tinham a disciplina oferecida. Nestas foram encontradas 72 disciplinas relacionadas à temática das lutas. 42 deles são destinados a modalidades amplas e 35 são representados por modalidades específicas. Esse cenário, comparado aos pressupostos curriculares da BNCC, pode indicar a necessidade de mais disciplinas que dialogem com as perspectivas escolares, tanto na educação básica quanto no ensino médio. Portanto, o tratamento acrítico da questão das lutas na sua perspectiva cultural e multifacetada contribui para um modelo de ensino mecanizado e irrelevante.

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