Lutas e a Formação de Professores de Educação Física: Reflexos na Atuação Profissional de Docentes da Rede Municipal de Educação de Belém - Pa

Por: Marcio Antonio Raiol dos Santos e Pedro Paulo Souza Brandão.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como principal objetivo investigar os reflexos da formação de professores de educação física na atuação profissional de docentes que trabalham o conhecimento das Lutas na Rede Municipal de Educação de Belém-PA. Foi configurado com base em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que teve como participantes todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Belém-PA que atuam em escolas que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado formulário e, como técnica de análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que: a) a maioria dos professores teve contato com o conteúdo das Lutas na sua formação acadêmica por meio de disciplinas de forma fragmentada em modalidades sem correlação entre estas e com perspectiva técnica; b) Os docentes tratam pedagogicamente o conteúdo Lutas de três formas: i) ensino fragmentado de forma autônoma (modalidades específicas ensinadas pelos docentes); ii)  ensino fragmentado de forma dependente (modalidades específicas ensinadas por especialistas/lutadores); iii) ensino global (princípios comuns das Lutas didatizados de forma lúdica); c) o aprendizado de disciplina e valores sociais são os principais benefícios atribuídos ao conteúdo pelos professores. Com isso, podemos concluir que a falta de domínio de ferramentas didático-metodológicas para o ensino das Lutas pelos docentes é reflexo da forma como estes tiveram contato com esse conteúdo na própria formação universitária, revelando a deficiência desta e a necessidade de qualificá-la para refletir positivamente na atuação profissional dos professores na escola. 

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18840

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.