Lutas na Educação Física Escolar: Uma Prática Pedagógica no PIBID

Por: Antonio Hugo Moreira de Brito Junior, Fernando Bruno Vaz Rodrigues, João Maykon Gomes da Silva, Nathalia do Socorro Martins de Oliveira e Nayara Martins de Oliveira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

Este relato de experiência tem como objetivo expor através de nossas vivências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), como o conteúdo lutas vêm sendo tratado no contexto escolar. Partimos da necessidade de entender por que quando mencionado este conteúdo, fomos informados que só o trabalharíamos na teoria. As aulas que fundamentaram este relato de experiência ocorreram no 4º bimestre do ano de 2018, através de nossa vivência no PIBID na turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Conceição do Araguaia – PA. Onde pudemos observar e diagnosticar a problemática aqui anunciada. A priori fomos orientados a planejar as atividades sem que as mesmas partissem da prática. Essa restrição foi justificada pelo fato de que a coordenação da escola acreditaria que o conteúdo tem caráter violento e propagaria mais violência. Além disso, os pais não gostavam que tal conteúdo fosse trabalhado com seus filhos.Ao final do período conseguimos trabalhar o conteúdo tanto na teoria quanto na prática. Percebemos que conseguimos um maior desenvolvimento do acervo motor dos alunos e que eles conseguiram diferenciar a briga da luta. Por fim, evidenciamos que as Lutas tem relevante importância para o desenvolvimento do aluno nos aspectos físicos, cognitivos e sociais e que este não deve ser pormenorizado, sendo assim trabalhado em sua totalidade nas aulas de EF, onde conseguimos de maneira satisfatória inserir este conteúdo antes deixado de lado nas aulas de Educação Física, mostrando para os que antes a viam como um conteúdo violento, maneiras de serem trabalhadas no contexto escolar.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.