Mais de ENAREL: Propostas Para 2011

Por: .

Blog do Bramante - 2011

Send to Kindle


Amigos:

     Dos doze textos postados até agora neste espaço, este é o quarto a tratar sobre o Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL). Juro como não é falta de assunto para abordar no tema específico Gestão de Experiências de Lazer! Mas é necessário estar atento às oportunidades. Afinal, uma das características da gestão moderna é desenvolver a capacidade de “olhar a árvore sem perder a perspectiva da floresta”.

     Neste último final de semana (04-06/02), a convite do Professor Luiz Fernando Oliveira, coordenador do 23º. ENAREL (pleiteado, votado e vencido em plenária do último Enarel realizado na cidade de Atibaia), participei de reuniões (longas, mas profícuas) com um grupo de aproximadamente 10 pessoas para pensar e elaborar uma primeira versão do próximo evento, assim como estabelecer alguns princípios de gestão do mesmo. Esse grupo é formado por profissionais que atuam em universidades públicas e privadas, na área da animação sócio-cultural, no setor público, na iniciativa privada e em ONGs.

     As reuniões foram realizadas no IBIQUÁ Eco Resort, ao lado da cidade de Avaré (260 km de São Paulo), que será a sede do 23º. Enarel (www.ibiqua.com.br).

     A primeira novidade desta edição será a data de sua realização: 22-25 de setembro próximo. Essa decisão foi baseada nos diversos fatores considerados impeditivos pelos participantes quando da sua realização no mês de novembro (embora tenha sido discutido o impacto da realização do CONBRACE, programado para o período 11-16 do mesmo mês, que também envolve participantes em potencial do Enarel).

     O tema do 23º. Enarel será “Lazer e Sustentabilidade”. Foi um enorme desafio para a Comissão Organizadora desenvolver a programação desse evento já que ambos, em termos conceituais, são interdisciplinares por natureza e multiprofissional enquanto a áreas de intervenção distintas, mas que se complementam.

     Basicamente o evento continuará com as sessões já tradicionais: uma conferência de abertura e outra de encerramento; duas mesas-redondas (com apenas dois expositores para que haja tempo para participação da plenária); apresentação de temas livres e pôster (seis área temáticas, com uma avaliação qualitativa mais apurada), encontros institucionais (remodelado, com seis grupos de interesses específicos) e dez oficinas (todas com orientação voltada para o tema do evento). Certamente, uma programação social diversificada foi incluída e houve uma grande preocupação em manter os tempo/espaço para o livre convívio para a troca informal de conhecimentos e experiências, uma das marcas registradas do Enarel.

     Importante destacar que o livro “ENAREL, 21 anos de história”, organizado pelos professores Marcellino e Isayama e lançado recentemente com o apoio do Ministério do Esporte, que traz uma “radiografia” da realização desse evento em anos passados assim como sua projeção futura foi amplamente utilizado pelo grupo na formulação de sua proposta para 2011.

     Dentro em breve o site oficial do evento estará no ar, mas você já pode ter mais informações pelo e-mail enarel2011@uol.com.br.

     Programe-se desde já, pois o local do evento é muito belo, com condições de abrigar, de forma diferenciada, um encontro dessa natureza e temática. No entanto, o que mais me impressionou foi a disposição que senti no grupo organizador (modéstia à parte, até por fazer parte dele…), com competências distintas que se complementam e, especialmente, com um comprometimento extraordinário de todos para realizar a 23ª. edição do Enarel com “afetividade e efetividade”, que, de certa forma, “cobrei” num dos textos postados anteriormente neste mesmo espaço.

     Forte abraço.

Bramante

Por Bramante
em 9-02-2011, às 10:32

6 comentários. Deixe o seu.

Categorias:
Sem categoria.

Comentários

Como coordenador do enarel fico muito contente com o apoio recebido do Bramante e demais parceiros, gostaria que o enarel fosse planejado de uma maneira participativa, portanto sugestões podem ser encaminhadas para enarel2011@uol.com.br

Abraço
Prof Luiz Fernando

Por luiz fernando de oliveira
em 10-02-2011, às 0:07.

A administração participativa é importante em função do comprometimento coletivo, pois como co-autores os envolvidos se sentem responsáveis pelo sucesso da empreitada, o que de certa maneira irá refletir na conquista dos objetivos propostos. A realização de uma edição do ENAREL, evento que reputo de maior importância na área do lazer para o Mercosul, é repleta de simbolismo e por isso mesmo digna de engajamentos como os referidos pelo prof. Bramante, que com sabedoria retratou a essência dos fatos.

Por Edinho Paraguassu
em 10-02-2011, às 8:45.

Meus caros Edinho e Luiz Fernando:
Acredito no ENAREL como um espaço de construção coletiva na nossa área profissional, porém de forma democrática e, especialmente, de maneira organizada. Vivemos os grande paradoxos do “vai-e-vem” dos extremos e esse será um dos grandes desafios à sobrevivência de um evento presencial na era do virtual, onde, como falei anteriormente, devemos perseguir as possibilidades do “afetivo” dialogar com o “efetivo”, sem deixar de considerar a validade da produção de conhecimento com a sua difusão e experimentação, gerando um círculo virtuoso do “vai-e-vem” da falsa dicotomia “teoria-prática…

Por Bramante
em 14-02-2011, às 13:18.

Olá equipe do ENAREL 2011.

Sou acadêmico de Ed. Física do IFRR e coloco-me a disposição para colaborações, divulgações e contatos aqui em Roraima.

Grato,

Aldevan Reis.

Por Aldevan Reis Dias
em 8-03-2011, às 17:37.

gente
eu so quero saber me que data abre as inscrições pra podermos mandar os trabalhos
pra poderem ser apresentados no ENAREL?

Por bruno basilio
em 24-03-2011, às 15:27.

Olá companheiros que fazem este encontro maravilhoso, gostaria de informações sobre o estado e cidade onde acontecerá o ENAREL 2011. Também desejo saber como me inscrever, valores e hòteis e programação etc.
Edson Rocha Filho

Por EDSON ROCHA FILHO
em 7-04-2011, às 15:06. 

Endereço: https://web.archive.org/web/20150425115808/http://blog.cev.org.br/bramante/2011/mais-de-enarel-propostas-para-2011/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.