Mais do Mesmo: as Semelhanças de Conteúdo na Divulgação da Copa do Mundo 2014 Pelas Emissoras Brasileiras de Tv Aberta

Por: José Carlos Marques e Nathaly Barbieri Marcondes.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O futebol brasileiro é identificado por muitos como futebol arte. Características como a malandragem, a ginga e os dribles desconcertantes são relacionados à prática deste esporte no Brasil, embora pesquisas recentes da academia tentem desmistificar esta visão. A mídia tem colaborado para que o discurso do futebol arte seja cada vez mais difundido, utilizando-o exaustivamente como garantia de identificação do público, estimulando o senso de nacionalismo da população, principalmente durante a Copa do Mundo. Este estudo busca apresentar como o exagero na utilização dos elementos característicos do futebol arte tem contribuído para a produção de materiais cada vez menos inéditos e muito parecidos entre si, observando as semelhanças entre o conteúdo dos vídeos de divulgação do Mundial de futebol de 2014, produzidos pelas emissoras de TV Globo, Band e pela FIFA TV, organizadora do evento.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.