Manhã Recreativa Esportiva: Parceria entre a SMEL-PBH e a EEFFTO-UFMG

Por: A. A. Vieira, J. C. A. Teixeira, José Mauro Silva Vidigal e P. G. Rocha.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Apresentar à comunidade acadêmica a experiência vivenciada na “Manhã Recreativa Esportiva” (MRE) e a sua importância na consolidação de parcerias para a realização de políticas públicas de esporte e lazer efetivas e na oportunização de experiências extensionistas fundamentais para a formação inicial de acadêmicos de Educação Física.

Métodos e resultados:
A MRE surgiu a partir de demanda por espaços para atividades de esporte e lazer provenientes das comunidades da Vila Senhor dos Passos, Pedreira Prado Lopes e Conjunto IAPI. Daí aconteceu a possibilidade da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO) estabelecer parceria com a SMEL para a realização deste evento. A MRE trata-se de um evento esportivo-recreativo-cultural, estruturado com tema de referência, que objetiva contribuir conjuntamente com outras ações do Programa BH Cidadania da PBH para a promoção da inclusão social de famílias e consolidar modelos integrados de atuação na área social. A construção deste trabalho se deu a partir do planejamento construído, do desenvolvimento da ação e dos resultados constatados nos processos avaliativos que ocorreram durante a intervenção (por observação) e em reunião específica para este fim, cujos parceiros encontravam-se presentes.

Conclusão:
A avaliação desta ação interinstitucional mostra que alguns objetivos específicos dos parceiros foram alcançados, a saber: (1) EEFFTO – contribuições consistentes para a formação inicial de acadêmicos através das trocas experimentadas com as comunidades; e (2) SMEL e comunidade – proporcionou momento para a prática de atividades esportivorecreativas, para socialização e ampliação do universo cultural através da vivência deconteúdos culturais do lazer

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.