Manifestação de Lazer na História de Vida de Idosas do Grupo Pioneiras de Rondônia Práticas de Lazer na Fase Adulta

Por: Ednes Pereira dos Santos Souza, Ivete de Aquino Freire, Paola Lima Tristão, Ramón Núñes Cárdenas e Rosa de Luz Ambrósio dos Reis Miranda Sá.

Licere - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar e caracterizar as práticas de lazer durante a maturidade de idosas. Utilizou-se à abordagem qualitativa, com opção metodológica pela História de Vida. A população participante da pesquisa foi de 9 (nove) idosas com idade acima de 80 (oitenta) anos, participantes do grupo de convivência “Pioneiras de Rondônia". Realizaram-se entrevistas do tipo aberta; e para  registro, o recurso de gravação. Para identificar as depoentes, lhes foram atribuídos nomes indígenas. As práticas de lazer das idosas durante a maturidade eram bastante limitadas. Esta restrição, por um lado, se devia a precariedade na infraestrutura destinada ao lazer na cidade de Porto Velho que oferecia escassez em quantidade e qualidade. O  baixo poder aquisitivo e a dedicação de grande parte do tempo ao trabalho dentro e fora do lar, eram fatores  em: se aproximam.adas..ho].ida s prpouca ou nenhuma importt . dadefaotoreso; e por outro lado  que também limitavam o  lazer.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11524

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.