Resumo

Este trabalho busca analisar a manifestação de professores de Educação Física do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, identificando os fatores impeditivos ou facilitadores para a sua utilização nas escolas da rede pública estadual.Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual as informações foram recolhidas por meio das manifestações de doze professores selecionados para participarem de um mini - curso sobre os PCNs, ministrado pelo pesquisador e pelo orientador desta pesquisa. É objetivo deste estudo mostrar as relações entre a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais apresentada nos documentos oficiais e o desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar, representado pelas dimensões administrativa, pedagógica e profissional.Os resultados obtidos levam a constatação de que a proposta dos PCNs como política pública para a Educação Física Fundamental faz parte das atividades escolares, embora seja dificultada por fatores administrativos, pedagógicos e profissionais que impedem o seu uso completo.Como conclusão, os pesquisadores sugerem que nos processos de implantação de projetos de políticas públicas para a educação seja observado o perfil dos professores, considerando as características histórico-pedagógicas de sua formação e, também, que haja capacitação deles para uma melhor compreensão dos projetos e para uma possível adesão a eles em bases mais realistas e críticas.

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