Manifestações Emocionais em Atividades Motoras de Crianças de 5 a 6 Anos de Idade da Educação Infantil

Por: Melissa Cecato de Marco.

2006 01/01/2006

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Resumo

Manifestações emocionais são demonstradas em diferentes meios, inclusive em situações de aula, no Ensino Infantil, e quando são muito exaltadas podem trazer problemas para o processo de aprendizagem; neste caso, a reflexão sobre o papel e as relações da Educação Física com estes comportamentos das crianças se faz necessária. Este estudo teve o objetivo de investigar as manifestações emocionais e os fatores que podem influenciá-las, em crianças de 5 a 6 anos, no ambiente de Educação Infantil durante a prática de atividades motoras, segundo pressupostos da teoria ecológica de Bronfenbrenner (1992). Se trata de uma pesquisa de campo, na qual foram realizadas observações sistemáticas registradas em um diário previamente estruturado. Participaram do estudo 30 crianças de 5 a 6 anos de idade pertencentes ao Programa de Desenvolvimento da Criança e Adolescente (PRODECAD/UNICAMP). Foram também feitos registros com câmeras filmadoras em momentos de atividades motoras livres e aulas de Educação Física, bem como entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas crianças. Tem-se nos resultados que a manifestação emocional predominante foi a alegria, tanto nas aulas de Educação Física como nos momentos de atividades motoras livres. Nas relações interpessoais estabelecidas nas aulas prevaleceram as de observação e nos momentos de atividades motoras livres as de participação conjunta. Alguns fatores influenciaram as manifestações emocionais destas crianças, sendo os mais significativos: seus atributos pessoais, suas experiências fora do ambiente escolar, a pouca possibilidade de criação durante as aulas e o nível de habilidade motora de cada uma, este, algumas vezes, impedia a participação da criança em determinadas atividades e neste caso causavam sentimentos como a tristeza ou a raiva, porém, quando conseguiam sucesso, a manifestação era de alegria e até excitação. Sugere-se que novas investigações sejam feitas, analisando a qualidade de movimento das crianças, seu nível de habilidade, em instituições que possuam e não possuam profissionais de Educação Física.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=42

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