Manipulação na Ordem de Execução de Exercícios com Pesos Sobre a Composição Corporal em Homens Idosos

Por: Aline Mendes Gerage, Arli Ramos de Oliveira, , Fábio Luiz Cheche Pina, Matheus Amarante do Nascimento e Renata Selvatici Borges Januário.

Revista da Educação Física - UEM - v.24 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência da ordem de execução dos exercícios com pesos sobre a composição corporal (CC) em idosos. Vinte idosos (69 ± 5 anos) foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo a sequência A (SEQ A) dos grandes para os pequenos grupos musculares e na sequência B (SEQ B) a ordem inversa. O programa de TP foi executado durante sete semanas, em duas séries de 10 a 15 repetições máximas, com frequência de três sessões semanais. Antes e após o programa de treinamento os grupos realizaram a avaliação da CC pela técnica de bioimpedância elétrica. Não foi observada diferença estatística entre a SEQ A e SEQ B para nenhuma das variáveis analisadas no presente experimento. Com base nos resultados, pode-se observar que a ordem de execução dos exercícios com pesos demonstra não proporcionar alterações significativas na composição corporal em idosos do sexo masculino.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15846

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.