Manovacuometria e Ventilometria de Mulheres Obesas no Pré-operatório de Gastroplastia Redutora

Por: Flávia Perassa de Faria Cardoso.

82 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho traz os resultados da manovacuometria e da ventilometria de mulheres obesas ,com indicação para gastroplastia redutora. Para maior fundamentação, inicialmente faz-se ,uma apresentação da epidemiologia e etiologia da obesidade; dos seus tipos e formas de ,classificação; e como está inserida no mundo e no Brasil. Ademais, são também citadas as ,principais doenças associadas, dando ênfase na função respiratória. Posteriormente, são ,listadas as várias formas de tratamento atualmente empregadas, com especial atenção à ,cirurgia bariátrica, em sua fase pré-operatória. Antes da demonstração dos resultados do ,estudo transversal descritivo, são apresentadas as técnicas de avaliação e a metodologia ,empregada. Os resultados são apresentados de forma descritiva e analítica, dando especial ,ênfase à força muscular respiratória, à capacidade vital e ao volume corrente. Verifica-se, nos ,resultados, que as mulheres obesas apresentam diferenças significativas na capacidade vital e ,no volume corrente, enquanto a força muscular mostra-se inalterada. A discussão tem como ,base a comparação entre os resultados obtidos e os dados existentes na literatura sobre ,pessoas não obesas. Ainda na discussão dos resultados, foi possível propor novos índices de ,estimação dos volumes pulmonares para essa população. Este estudo aponta a necessidade e a ,importância da implementação de um programa profilático de fisioterapia respiratória durante o pré-operatório de cirurgias bariátricas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2340&listaDetalhes%5B%5D=2340&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.