Resumo

O objetivo deste relatório técnico é apresentar uma produção técnica em formato de manual e um artigo científico como trabalhos apresentados para conclusão do curso de mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde. As duas produções tem como foco a ginástica rítmica e visam atender uma discussão para os diferentes atores da área: treinadores, preparadores físicos e atletas, e aos demais profissionais da área da Educação Física. No processo de elaboração e confecção do “Manual de procedimentos e acompanhamento da flexibilidade na ginástica rítmica”, o caminho metodológico seguido foi dividido em cinco etapas: levantamento bibliográfico; revisão sistemática; três pesquisas de campo (aplicação de dois questionários para treinadores e testes de avaliação da flexibilidade com ginastas); e por fim a elaboração efetiva do manual, organizado em quatro capítulos. O capítulo 1 aborda a GR, suas características, formas de praticar e a importância da flexibilidade para a modalidade. O capítulo 2 versa exclusivamente sobre a flexibilidade, conceitos e definições, fatores que influenciam o desenvolvimento da mesma, importância e indicações para o treinamento na GR. Já o capítulo 3 trata de avaliação da flexibilidade, por quê, para quê e como avaliar, trazendo à baila três instrumentos de avaliação da flexibilidade (teste de sentar e alcançar, o flexiteste e o goniômetro). Sobre estes instrumentos o capítulo aponta os objetivos destes testes, as pesquisas cientificas que abordaram os mesmos, os procedimentos de aplicação prática, bem como sua relação com a GR, apresenta valores de referência para a modalidade, e um modelo de ficha de avaliação específico. No capítulo 4 são apresentados os elementos corporais de base (grand écart frontal, grand écart lateral, ponte, pé na cabeça e vela de peito), e os elementos fundamentais presentes no código de pontuação de GR que devem ser ensinados na iniciação (colchée, equilíbrio em apoio no peito, onda total, onda total descendente - descida de dedinhos, onda em espiral, grand écart lateral com rotação, panchée, equilíbrio dinâmico com rotação para frente e equilíbrio dinâmico com rotação para trás). Para cada exercício foram apresentadas sequências de cinco passos (movimentos a serem realizados) como facilitadores do processo ensino aprendizagem. No artigo científico foi realizado um cruzamento de informações teóricas e práticas sobre os métodos de desenvolvimento e os instrumentos de avaliação utilizados na GR. A partir do conteúdo encontrado na revisão sistemática e as informações coletadas em um questionário aplicado com treinadoras de GR no âmbito nacional, elencamos três categorias de análise: a) métodos de desenvolvimento e instrumentos de avaliação da flexibilidades encontrados na literatura e citados pelas treinadoras; b) métodos e instrumentos evidenciados apenas pelas treinadoras; c) métodos e instrumentos apresentados apenas na literatura. A expectativa é que este material possa contribuir com o bom desenvolvimento desta modalidade no Brasil ao ser editado e distribuído em todo o país. 
 

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