Manual de Redação e Estilo

Por: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

2010 páginas. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Send to Kindle


Sobre a Obra

Escrever bem não é tão simples quanto se imagina. O ato de pôr ideias no papel exige muito mais do que ter conteúdo para transmitir; isto porque a escrita não se finaliza em si mesma. Pressupõe-se que um assunto, ao ser codificado e transferido para o papel, seja decodificado por alguém mais tarde. Portanto, uma característica básica de um texto é a legibilidade. Em se tratando da Língua Portuguesa, há muitas armadilhas que tornam o texto ilegível ou ainda cansativo e monótono.

Para facilitar a vida do escritor e, consequentemente, do leitor, algumas regras podem ser seguidas para tornar um texto de compreensão fácil e de leitura rápida. Este manual foi desenvolvido com a intenção de apresentar uma padronização para as publicações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Entendemos “padrão” ou “estilo” como um conjunto de regras que visam uniformizar a linguagem e o modo de escrita das publicações, criando, deste modo, uma identidade. Desta forma, procuramos reunir nesta obra padrões e regras, específicos para publicações técnico-científicas.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.