Editora Associação Brasileira de Nutrição,. Brasil 2014. 66 páginas.

Sobre

A diversidade de métodos referentes à operacionalização e ao atendimento nutricional efetivo na área clínica no Brasil tem interferido no planejamento e na atenção dietética ao paciente. É fato que as rotinas diferenciadas estabelecidas em unidades de saúde têm gerado limitações à prática profissional.

Contribuir para a mudança dessa realidade é o objetivo principal deste Manual Orientativo, que trata da Sistematização do Cuidado de Nutrição (SICNUT). Assim, pretende-se oferecer direção ao nutricionista para que esse profissional possa sistematizar seu trabalho e priorizar o paciente/cliente que mais necessita de atenção dietética, padronizando ações e otimizando recursos.

Didaticamente, o plano do cuidado de nutrição foi dividido em oito etapas entrelaçadas, em que as duas últimas (gestão e comunicação) são transversais a todas as demais. Buscamos destacar desafios e limitações próprios de cada etapa e esperamos que as dúvidas sejam minimizadas e a atenção integral à saúde se torne realidade.

Este Manual é mais do que uma ferramenta importante para o profissional da Nutrição. É a realização de um sonho antigo acalentado por um nutricionista inquieto com a realidade profissional na área clínica. Deixou de ser um projeto e ganhou vida com o apoio de muitos que compartilharam do mesmo ideal, em especial da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Agradecemos à equipe de colaboradores especialistas que, de Norte a Sul, atuam em clínicas, hospitais, home care, universidades. Foi também valiosa a colaboração de técnicos da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), a parceria com a Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo (ANEES) e o apoio do Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN) e da Artmed Panamericana. Todos disponibilizaram seus talentos e acreditaram na viabilidade desse projeto. Nosso desejo é que ele se torne importante aliado na tarefa de atender cada vez mais e melhor o paciente no dia a dia.

Marcia Samia Pinheiro Fidelix

Presidente da ASBRAN

Arquivo