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INTRODUÇÃO O objetivo do presente estudo é promover uma aproximação entre os docentes que atuam na Educação Física (EF) nos Institutos Federais (IFs), através da construção de uma plataforma digital colaborativa, potencializando o diálogo acerca da produção e de ações realizadas na área em torno da tríade ensino, pesquisa e extensão, uma vez que, apesar da constituição em rede dos IFs, acreditamos que ainda habitamos um espaço de fronteiras no que se refere a nossa tarefa educativa e as questões relacionadas a produção do conhecimento no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. METODOLOGIA Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa (do ponto de vista da abordagem do problema); descritiva (do ponto de vista de seus objetivos); de levantamento (do ponto de vista de seus procedimentos técnicos) (SILVA; MENEZES, 2001). Para o tratamento dos dados, nos baseamos na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), organizadas em pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. A plataforma digital foi desenvolvida a partir dos dados obtidos no questionário online e baseada em requisitos funcionais e não-funcionais. Como requisitos funcionais, decidimos que são necessárias as informações dos participantes, tais como nome, endereço de e-mail e instituição. Como requisitos não-funcionais, contratamos um servidor de internet para disponibilizar a plataforma de forma online, e o registro de nome de domínio para o acesso público. ANÁLISE E DISCUSSÃO A análise dos questionários realizada até o momento, nos permite fazer a seguinte leitura acerca do estado da arte da EF nos IFs: a) o perfil acadêmico-profissional dos docentes, acena para uma EF preocupada não só com as questões relacionadas ao ensino, mas vinculadas à pesquisa e a extensão, devido entre outros fatores, a maioria dos mesmos possuir pós-graduação stricto sensu e atuar em regime de Dedicação Exclusiva; b) em relação ao ensino, podemos constatar que apesar de ainda ser hegemônica a vinculação das aulas aos conteúdos esportivos, há algumas iniciativas em que os esportes são tratados como conteúdos de ensino e não somente pela perspectiva de uma prática descompromissada ou excessivamente competitiva; c) na perspectiva da pesquisa, também é possível perceber que os docentes envolvidos com projetos de pesquisa nos IFs, ou estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, ou participam de grupos de estudos e pesquisas ou ainda, são oriundos de uma tradição de pesquisa das universidades em que estavam vinculados, demonstrando interesse em auxiliar na produção científica nos IFs e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; d) no que se refere a extensão é possível identificar uma intencionalidade de aproximação entre os IFs e a comunidade externa, na realização de projetos, eventos, seminários e oficinas voltados as mais diversas temáticas, dentre elas podemos destacar, atividade física e saúde, esporte educacional, formação de professores, práticas corporais de aventura e eventos esportivos. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS... Até o momento, a plataforma digital tem demonstrado um grande potencial de se consolidar como locus de aproximação e a possibilidade do estabelecimento de possíveis parcerias/aproximações para o desenvolvimento de projetos colaborativos, uma vez que permite mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos professores de EF nos IFs em todo território nacional. Além disso, ao dar maior visibilidade aos estudos e projetos desenvolvidos nos IFs, a mesma permite melhor articulação entre as ações internas com a comunidade externa, uma vez que a plataforma digital oferece um espaço público de visualização dos trabalhos desenvolvidos e um espaço exclusivo para os docentes de EF dos IFs participarem de Fóruns, GTs e atividades afins. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de conteúdo. 6 ed. Lisboa: Edições 70, 2011. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. revisada e atualizada. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

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