Resumo

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Lei n. 9394/96, o debate em torno da presença da Educação Física na Educação Infantil na condição de componente curricular obrigatório vem se intensificando e, certamente, fomentando avanços relevantes. Apesar disso, ainda reconhecemos como necessária a sua legitimação nesse segmento consubstanciada na defesa de uma educação pública, democrática e de qualidade, na qual a Educação Física, apesar dos dispositivos legais, tenha reconhecido o seu papel num projeto mais amplo de educação das crianças pequenas. Nesse ensejo, pensando em verificar se essas discussões estão presentes nos últimos anos nos periódicos da área, o presente trabalho teve como objetivo realizar o mapeamento da produção do conhecimento frente à temática da Educação Física na Educação Infantil, abrangendo o período de 2009 a 2013. Para tal, foram consultados 5 periódicos nacionais das áreas da Educação e Educação Física presentes nos estratos de A1 a B2 do WebQualis do triênio 2010-2012. Dentre eles, pesquisamos a Revista Motriz, a Revista Movimento, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte, a Pro-Posições e Educação em Revista. Empregamos para a realização da pesquisa o método de Análise Documental. No processo de seleção dos trabalhos, localizamos aqueles que apresentavam no título ou nas palavras-chave os seguintes descritores: educação física; educação corporal; educação física infantil; corpo; infância. Para que fossem considerados, os estudos precisavam conter pelo menos dois descritores dentre aqueles anteriormente citados. Com o intuito de não restringir a pesquisa apenas à identificação dos descritores, foi realizada a leitura de todos os resumos a fim de verificar se os mesmos possuíam ainda alguma relação com o tema proposto. Na análise dos resultados, constatamos que apenas 1,2% das publicações dos últimos cinco anos nos periódicos pesquisados abordam o tema da Educação Física na Educação Infantil, apresentando maior ênfase na análise de práticas pedagógicas de professores de Educação Física escolar. Assim, pensando em outros ciclos de escolarização nos quais historicamente o componente sempre se fez mais presente, entendemos que as especificidades do trato pedagógico da cultura corporal na Educação Infantil precisam ainda ser mais debatidas para além dos enfoques com caráter de diagnóstico didático, os quais parecem não ser suficientes para a fundamentação de propostas de intervenção pedagógica alinhadas aos desafios contemporâneos do campo educacional.

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