Maracatu Nação Leão Coroado Como Fruto da árvore da Vida: Por Um Caminho de Conhecimento Simbólico e Estético na Educação Física

Por: Isabel Batista Freire.

152 páginas. 2018 28/02/2018

Send to Kindle


Resumo

Invoco neste trabalho milhares de sensações que desenham caminhos latentes de diálogos e discussões as quais constroem horizontes sensíveis para se pensar a Educação Física como uma área ampla, disseminadora de espaços de apropriação do conhecimento cada vez mais próximo da realidade vivida, dos saberes tradicionais, dos gestos e de suas significações. Por este motivo, acredito no Maracatu como uma manifestação cultural capaz de entrelaçar milhares de conceitos pertinentes a Educação Física, assim, atenho-me a relacionar os símbolos, a estética e a cultura como conceitos imbricados e imprescindíveis na luta pelo olhar sensível, a fim de ultrapassar as couraças de uma Educação Física voltada ao mecanicismo. Neste estudo, tomamos como referência a realidade do Maracatu Nação Leão Coroado. Escolha intencional por ser uma das nações mais antigas do Brasil, com 153 anos de existência, englobando em sua vida aspectos suficientes para a reflexão do corpo e suas sensações. Traçamos como principal objetivo refletir sobre o Maracatu Leão Coroado a partir das significações simbólicas, culturais e estéticas; além de ampliar e apresentar novos cenários para a área da Educação Física. Destarte, este estudo utilizou a Pesquisa Qualitativa, tendo como suporte a adoção da atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, como corrente filosófica centrada nas experiências de vida compartilhada com outras experiências, levando em consideração, esta, como fonte primordial de conhecimento. Diante do exposto, para adentrarmos no universo dessas reflexões utilizamos como técnica de pesquisa a rede de significados, no intuito de possibilitar-nos uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno no conjunto de fontes a partir de vários tipos de registro, como: a revisão bibliográfica; coleta de materiais da nação com a utilização da câmera GoPro (áudio visual, entrevistas, comentários, ocorrências, etc); observação da nação em apresentações; análise dos materiais visuais (vídeos documentários, depoimentos). No presente trabalho evidenciamos o Maracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida, por nela encontrar os corpos da voz, da escuta, o corpo da linguagem silenciosa e dos gestos, os corpos expressivos e criativos, são corpos que ratificam o solo fértil de intensidades sensíveis projetadas pelas experiências vividas. Deste modo, os significantes simbólicos e estéticos desvendados em nossa árvore da vida, nos dão a pensar o corpo em sua sensibilidade vibrante, em sua estesia e em sua intercorporeidade, estado de contatos e entrelaçamentos com o outro, com os objetos e com mundo, enquanto cenários de conhecimento que amplificam um caminho sensível na Educação Física.

Endereço: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25182

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.