Marketing Esportivo na Internet: Uma Análise dos Sites dos Clubes de Futebol Brasileiro

Por: Cynthia Morgana Boos Quadros, Jeffrey Davi Yared Kielwagen e Venilton Reinert.

XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O marketing esportivo é uma tendência mundial que absorve investimentos consideráveis de empresas que usam o esporte para divulgar e agregar valor às suas marcas. Da mesma forma, a internet vem assumindo papel importante no mundo dos negócios e, conseqüentemente, atraindo novos usuários, a exemplo dos grandes clubes de futebol brasileiro, que a vêem como excelente oportunidade para se relacionar com os torcedores. Em pesquisa envolvendo a análise dos sites dos 22 clubes que disputaram a série A do Campeonato Brasileiro em 2005, constatou-se que estas organizações estão bem inseridas na grande rede mundial de computadores. O estudo teve por objetivo analisar como os clubes usam a internet no seu cotidiano de marketing e comunicação, identificando os tipos e as configurações dos recursos usados para propaganda, relações públicas, promoção de vendas e comércio eletrônico.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.