Resumo


Desde a década de 1990 os clubes de futebol da Europa e do Brasil se valem do marketing esportivo para elevar as receitas e se aproximar dos torcedores/consumidores. Em 2015, essas ações correspondiam a 76% das receitas dos 20 principais clubes brasileiros, evidenciando a importância do marketing esportivo e motivando a inclusão de estudos sobre o tema no meio acadêmico. Partindo deste cenário, o presente estudo objetivou verificar e analisar a produção e publicação acadêmica brasileira sobre o marketing esportivo aplicado ao futebol. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática de literatura abrangendo artigos, dissertações e teses, com os resultados analisados através da Análise de Conteúdo. Foram localizados e analisados 13 artigos, 37 dissertações e 7 teses, com a produção e publicação dos mesmos concentrada e crescente a partir de 2005. A maioria dos trabalhos são qualitativos, com dados recolhidos por questionários e entrevistas e abordam majoritariamente temas relacionados ao consumidor/torcedor e ao patrocínio. Os artigos foram publicados em revistas da área da Administração e da Educação Física e a grande maioria das dissertações e teses foram produzidas em instituições da região Sul e Sudeste. Os resultados encontrados são semelhantes aos de outras revisões sistemáticas que abordaram a produção acadêmica brasileira sobre marketing esportivo, confirmando que a produção sobre a temática é recente e escassa. Por fim, são apontados temas para novos estudos não abordados pelos trabalhos analisados, além da recomendação da adaptação das dissertações e teses para publicação sob a forma de artigos para disseminar o conhecimento produzido nos programas de pós-graduação brasileiros. 
 

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