Marketing Social no âmbito Esportivo: Motivações Organizacionais do Patrocínio de Causa Social

Por: André de Paula Rêgo Graciano Luz, Andreza Marcelle Carneiro Rocha de Britto Salgueiro e .

Revista de Gestão e Negócios do Esporte - Rgne - v.1 - n.2 - 2016

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Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as motivações que levam organizações a optar por patrocinar ações desenvolvidas por uma organização social que atua no contexto esportivo. A metodologia foi baseada em uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório e viés descritivo. Foram realizadas entrevistas com representantes de patrocinadores de uma organização social que atua no seguimento esportivo. As entrevistas foram transcritas e a análise se deu por meio da técnica de análise de conteúdo por categorias. Os resultados evidenciaram as motivações das organizações patrocinadoras, que buscam interação e envolvimento com as comunidades beneficiadas pelos projetos desenvolvidos, além de visibilidade, fortalecimento de marca e reputação. Outros objetivos estavam relacionados à natureza dos projetos que as empresas pretendiam realizar no entorno das comunidades beneficiadas e a forte relação que elas possuem com o esporte (futebol). Os resultados evidenciam a importância do esporte como ferramenta de engajamento e de amadurecimento da relação patrocinador e organização social. Também mostram a relevância de envolver os colaboradores no processo, a ausência de métricas para mensuração de resultados e, por fim, confirmam a necessidade de se respeitar as características individuais de cada patrocinador para a obtenção resultados positivos. A pesquisa busca enriquecer os estudos na temática do marketing social, enaltecendo a importância do patrocínio nessa relação em que se inclui a o componente social por meio do esporte

235-248

Endereço: http://revistagestaodoesporte.com.br/

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